quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Grafologia



"A Letra é um ser vivo: é o reflexo do pensamento e do psiquismo do indivíduo, compões o seu EU e seu SER SUPERIOR."
Marguerite de Surany



O que é Grafologia?


É um estudo feito sob a escrita de uma pessoa, em especial sobre sua personalidade. É um instrumento de análise do comportamento, revelando a forma de ser, pensar e agir de quem escreve.


Um instrumento valioso de apoio técnico de profissionais que trabalham com o comportamento humano.


A grafologia serve para todas a situações em que o entendimento do funcionamento humano se faça necessário, nos revela com clareza ações, reações, interações, potencialidades e caracteres da personalidade de quem escreve. 


É comum em filmes de ação, normalmente um policial, estudar a caligrafia para tentar identificar um criminoso, pelo menos no que diz respeito a sua personalidades e as certas peculiaridades como, por exemplo, se é canhoto ou não.


Na empresa revelam as potencialidades básicas da personalidade e seu funcionamento geral.


Na clínica, serve como apoio técnico para avaliar o processo evolutivo do cliente e/ou dar informações valiosas para os terapeutas que dela necessitam para linear seu trabalho terapêutico.


Segundo João Bosco, autor do livro "Grafologia", a escrita é similar à impressão digital, é impossível ter duas pessoas com a mesma digital assim como é impossível ter dois indivíduos com a mesma caligrafia, a grafologia revela exatamente isso, que cada um tem uma forma exclusiva de escrever.


A Grafologia nos revela como funcionamos quando estamos sob stress ou tensão. Mostra as nuances de variações reais do ser humano e nos orientam como nossas potencialidades ficam ou não alteradas e nos mostram os cuidados que devemos ter nestes momentos, em nossas interações, ou situações vivenciais.


A forma das letras também pode revelar o tipo de personalidade do indivíduo, pois cada pessoa expressa um traço peculiar ao escrever. Os peritos na escrita manual são denominados de grafotécnicos. Já o especialista em desvendar o que revela o pingo da letra "i", ou a altura em que é cortado a letra "t", é o grafólogo que revela a personalidade de uma pessoa, em especial seu idealismo.


Na grafia tudo é estudado, desde a pressão da escrita, formato da letra, até a formatação, para chegar a um resultado coerente e satisfatório, o qual indicará traços específicos da personalidade de uma pessoa, como por exemplo, pessoas que cortam a letra "t" com um traço superior, revelam ser autoconfiantes e empreendedores.


Pode-se descobrir muito sobre a personalidade e o caráter de uma pessoa a partir da escrita, porém, isso não quer dizer que basta olhar sua forma de escrever para determinar quem você é, para isso outros aspectos devem ser estudados como o modo de falar, olhar, gesticular, entre outros.


A grafologia hoje é amplamente utilizada como um recurso de conhecimento da personalidade humana no mundo todo. É holística e universal, pois a análise da letra pode ocorrer em todos os alfabetos do planeta.


A grande maioria das pessoas que procuram pelo curso de grafologia são profissionais da área de Recursos Humanos que atuam em seleção de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho e de clima organizacional.


Uma parte desses profissionais não são psicólogos e eles não podem usar testes psicológicos clássicos, pois, estes são de uso exclusivo do psicólogos. Como a grafologia é uma ciência independente da psicologia, qualquer profissional pode aprender os seu conceitos e utilizá-la em sua dia a dia.


Um outro grupo busca a Grafologia como um instrumento de avaliação de personalidade que será utilizada em consultório médico ou psicológico.


E por fim há pessoas que buscam na Grafologia uma forma de autoconhecimento, onde elas estão preocupadas a avaliar a si próprias e não outras pessoas.

"Aprender grafologia é um processo integral onde através da descoberta de outro descobrimos a nós mesmos. Estar atento e confiante nesta descoberta é um desafio constante e reflete uma consciência maior de Ser."
Ceura Nolasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário